Projeto com eletropostos demonstra compromisso do Sicoob Central SC/RS em promover uma economia mais sustentável
O Sicoob SC/RS avança na direção de um futuro mais sustentável ao inaugurar uma série de eletropostos em Santa Catarina. Destinados inicialmente a atender a associados e público em geral, esses pontos de recarga para veículos elétricos estarão disponíveis nos estacionamentos das agências e instituições parceiras, incentivando a mobilidade elétrica e uma economia mais sustentável. O primeiro eletroposto entrou em funcionamento no dia 29 de abril de 2024, na agência do Sicoob Crediplanalto, em Navegantes (SC). Denominado Rota Verde, o projeto planeja instalar 38 estações de recarga em todo o estado até o final do ano.
Em parceria com a Intelbras, os primeiros pontos operam no modelo plug and play, aberto e gratuito ao público. Para utilizar, basta apenas plugar e carregar o veículo. Futuramente, um modelo monetizado está sendo estudado. “Os eletropostos representam o posicionamento do Sicoob em um mercado em rápido crescimento e fomentam o setor através da oferta de crédito, alinhado aos objetivos estratégicos de inovação e sustentabilidade”, explicou Rui Schneider da Silva, presidente do Sicoob Central SC/RS.
estações de recargas (eletropostos) no estado
toneladas a menos em emissão anual de carbono com a UFV Sicoob
veículos elétricos vendidos no Brasil em dezembro de 2023
A iniciativa dos eletropostos está de acordo com os objetivos estratégicos do Sicoob em nível nacional, que incluem a inovação como pilar para o desenvolvimento de negócios. Está prevista no Eixo de Mudanças Climáticas do Plano de Sustentabilidade, que estabelece a criação de linhas com destinação específica para concessão de crédito em condições mais atrativas e com benefícios para negócios classificados como sustentáveis.
Dentro das ações de sustentabilidade, o Centro Cooperativo Sicoob (CCS) instalou uma usina solar nos telhados da sede em Brasília (DF), com investimento em energia limpa e renovável. Composta por 283 painéis solares de última geração, a UFV Sicoob utiliza a luz solar para gerar eletricidade de forma sustentável e reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa. A redução anual de emissões de carbono deve chegar a aproximadamente 70 toneladas. Também foi inaugurado no local equipamento para carregamento de carros elétricos, para incentivar o uso de veículos que não dependem de combustíveis fósseis.
Os veículos elétricos são vistos como importantes alternativas de transição energética, pois são a tecnologia-chave para descarbonizar o transporte rodoviário, responsável por cerca de 1/6 das emissões globais de gases de efeito estufa.
Dados apresentados pelo Sicoob SC/RS demonstram que, se o crescimento das vendas desses veículos continuar, as emissões de CO2 dos automóveis poderão ser alinhadas com o Cenário de Emissões Líquidas Zero até 2050. Apesar do crescimento na China, em alguns países europeus e nos EUA os veículos elétricos ainda não são um fenômeno muito disseminado. Conforme a Gerência de Negócios da Central, as vendas nos países em desenvolvimento têm sido lentas devido aos altos custos de aquisição e à falta de infraestrutura de carregamento.
Dessa forma, com frota atual de mais de 165 mil veículos elétricos (agosto/2023), a projeção é que os carros híbridos e elétricos representem 22% do mix de vendas anual em 2030 e 62% das vendas em 2035. A frota cresceu mais de cinco vezes desde o final de 2019, sendo que 20% desse mercado está localizado na região Sul do país.
As vendas de veículos elétricos atingiram mais de 15 mil unidades licenciadas até dezembro de 2023. Segundo Anfavea e BCG, estima-se a necessidade de instalação de 150 mil carregadores e investimentos de R$ 14 bilhões até 2035.