A Editora Expressão e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançaram no dia 16 de outubro a obra “Esag 60 Anos”, em homenagem às seis décadas de fundação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – Esag, uma das unidades de ensino, pesquisa e extensão da Udesc. Até o final de 2023, 5.598 alunos se formaram nos cursos de graduação da Esag que, ao longo das seis décadas de existência, consolidou-se como uma referência em educação, reconhecida em todo o Brasil e até mesmo em âmbito internacional.
A Esag foi criada pela Lei Estadual 3.530, de 16 de outubro de 1964, assinada pelo governador Celso Ramos. A sigla Esag, preservada ao lado do nome do Centro por ser amplamente conhecida e respeitada, deriva da antiga denominação, Escola Superior de Administração e Gerência.
A obra que marca os 60 anos da Esag foi escrita pelo autor Maurício Oliveira e envolve ainda a produção de um mini documentário com entrevistas em vídeo de várias pessoas que fizeram parte da história da instituição. Um QR Code nas páginas da obra dará acesso ao filme.
O projeto que resultou nas duas obras, que registram não apenas a história da Esag, mas também em grande parte da própria Udesc, foi executado com apoio da universidade e da Fundação Esag (Fesag).
A Esag
O Centro reúne os cursos de Administração Empresarial, o mais antigo, aberto pela instituição desde 1966, Administração Pública, e Ciências Econômicas, criados em 2004 e 2008, respectivamente. A Esag oferece também cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e programas de pós-graduação stricto sensu com o Mestrado Profissional em Administração, Mestrado Acadêmico na mesma área e Doutorado em Administração.
Na última década, o Centro registrou uma forte aceleração no número de formados devido, principalmente, à diversificação de cursos e turnos. Do total de graduados, 42,8% completaram os cursos entre 2014 a 2024.
Sempre alicerçada no tripé Escola-Empresa-Comunidade, a Esag tem forte presença pública, o que reforça o reconhecimento e o prestígio dos quais desfruta em todo o estado. A instituição soma mais de uma dezena de ações de extensão, que levam o conhecimento produzido para fora da universidade, por meio da prestação de serviços.
Em abril de 2024, o quadro de pessoal da Esag era formado por 142 servidores, sendo 69 professores efetivos, 29 professores substitutos e 44 técnicos universitários. Em franca expansão, e com a aquisição do antigo prédio da Telesc, em frente à Udesc, no Itacorubi, em Florianópolis, nos próximos três anos a instituição pretende praticamente dobrar o espaço, passando dos atuais 6 mil m² para 11 mil m², o que permitirá desenvolver com ainda mais excelência todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão
“Olhar para um passado tão rico é reconfortante, mas não tenho dúvidas de que o futuro da Esag é promissor. Fazer parte dessa história é a motivação de todos nós, professores, servidores e alunos. Afinal, ser esaguiano é uma missão que se leva para a vida”, ressalta o diretor-geral da Esag, Marcus Tomasi.