Em mais um legado cultural produzido pela Editora Expressão, a obra conta com apoio do Governo de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura – FCC
A Editora Expressão inicia a produção de uma das obras mais emblemáticas de sua história: Ponte Hercílio Luz, 100 Anos – Histórias da Velha Senhora. O livro celebrará o centenário de inauguração da ponte, a ser completado em 13 de maio de 2026, reunindo histórias que revisitam sua trajetória desde os debates pré-construção até sua consagração como símbolo máximo de Santa Catarina.
Com linguagem envolvente, ritmo de crônica e foco no elemento humano, apresentando fatos marcantes, curiosidades, memórias, bastidores e episódios pouco conhecidos da ponte que moldou a identidade de Florianópolis, a obra proporcionará uma leitura fluida e reveladora, cobrindo com consistência todo o período histórico.
O livro será amplamente ilustrado com fotografias panorâmicas e detalhes da ponte, tanto antigas quanto contemporâneas. O resultado será um registro estético e histórico de grande impacto, capaz de despertar pertencimento em moradores, catarinenses e turistas.
Entre os temas apresentados, estão episódios como:
— o caos do antigo sistema de balsas em 1896;
— o ideal de Hercílio Luz em 1920 e o descrédito inicial de engenheiros brasileiros;
— os dramas e riscos vividos pelos operários e mergulhadores em 1922;
— a morte do idealizador e a homenagem que deu seu nome à ponte, em 1924;
— a inauguração em 1926, sob chuva e diante de uma cidade inteira em festa;
— relatos de medo, acidentes, travessias improváveis e personagens pitorescos ao longo das décadas;
— a crescente preocupação com a segurança, o fechamento em 1982 e o tombamento em 1988;
— o longo processo de restauração, a ruptura contratual em 2014 e a aguardada reabertura em 2019.
A obra é escrita por Maurício Oliveira, autor de mais de 40 livros e um dos nomes mais respeitados do jornalismo catarinense e nacional. Mestre em História Cultural e doutor em Jornalismo pela UFSC, já publicou biografias de grandes personalidades, como Pelé e Giuseppe Garibaldi, livros históricos e obras corporativas que marcaram entidades e empresas de Santa Catarina. Sua relação profunda com o estado, e sua vivência pessoal com a ponte, dão ao projeto autenticidade, rigor histórico e sensibilidade narrativa.
O autor e a Editora Expressão também foram responsáveis pelo livro Floripa 350 anos, lançado em 2023 em parceria com a prefeitura municipal. Um grande sucesso editorial, considerado o principal livro e legado sobre a capital catarinense. O projeto sobre a Velha Senhora, apelido carinhoso dado à ponte símbolo dos catarinenses, terá o mesmo padrão gráfico e excelência editorial do Floripa 350 anos.
Assim como a obra sobre a capital, o livro da Ponte Hercílio Luz dedicará o capítulo final para os apoiadores e patrocinadores veicularem anúncios e branded content sobre suas marcas, unindo suas trajetórias de sucesso ao legado centenário da Velha Senhora.
Com Ponte Hercílio Luz, 100 Anos – Histórias da Velha Senhora, a Editora Expressão reafirma seu compromisso de eternizar marcos culturais, preservar a memória catarinense e entregar ao público uma obra à altura da importância da Velha Senhora.