Projetos e lideranças que fazem a diferença na agenda ESG

Evento valoriza iniciativas sustentáveis e reforça o protagonismo de líderes e instituições na construção de um futuro mais equilibrado

Há mais de três décadas, o Prêmio Expressão de Ecologia se consolidou como a mais relevante premiação ambiental do país. No sábado, 27 de setembro, 33 projetos de 27 organizações foram reconhecidos com o Troféu Onda Verde por sua inovação e impacto na preservação ambiental.

Realizado no Jurerê Beach Village, o evento reuniu lideranças, especialistas, empresários e representantes do setor público ambiental para prestigiar projetos de impacto socioambiental e destacar as instituições que colocam em prática a pauta  ESG (Environmental, Social and Governance) – Ambiental, Social e Governança.

Os vencedores foram: Apremavi, Associação Eco Paerve, Aurora Coop, Buschle & Lepper, Ciser, Condor, Consórcio Iberê / Epagri, Cremer, Döhler, Engie Brasil Energia, Feevale, Grupo Nexxees, Habitasul, IFC, Instituto Felinos do Aguaí, Klabin, Lunelli, MAE – Meio Ambiente Equilibrado, Malwee Malhas, Nidec Global, Nugali Chocolates, Portonave, Sanepar, Tedesco, Toyota do Brasil e Fundação Toyota do Brasil e Tupy.


Trajetórias históricas

Além da entrega do Troféu Onda Verde aos projetos vencedores dessa edição, o evento, que foi Carbono Zero, contou com homenagens especiais: os 50 anos do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), os 50 anos da FECOAGRO, os 40 anos do Sicoob Central SC/RS e os 15 anos da AG Capital. Um dos propósitos da Expressão é eternizar essas trajetórias em livros comemorativos.

Gabriel Vaz Pires, Diretor de Administração e Finanças do IMA, recebeu a placa comemorativa aos 50 anos do órgão ambiental catarinense


Líderes de Expressão

Outro destaque foi o reconhecimento individual de 10 personalidades que receberam o Troféu Líderes de Expressão, iniciativa que valorizou a liderança de homens e mulheres que fizeram diferença na esfera socioambiental e empresarial. Foram homenageadas as seguintes lideranças: Arnaldo Glavam Jr. (Grupo AG Capital), Cristiano Teixeira (Klabin), Gabriela Rizzo (Malwee), Ivan Ramos (FECOAGRO), Marcelo Petrelli (Grupo ND), Osmari de Castilho Ribas (Portonave), Ronald Gomes (Febracis Florianópolis), Rui Schneider da Silva (Sicoob Central SC/RS), Sérgio Ribas (Grupo Habitasul) e Wigold Schaffer (Apremavi).

“Essas homenagens reforçaram a visão de que cooperativas não são apenas negócios econômicos, mas agentes de transformação que podem conciliar eficiência, responsabilidade social e cuidado ambiental”, destaca o presidente da Editora Expressão, Rodrigo Coutinho.

Ivan Ramos, Diretor executivo da FECOAGRO, foi um dos homenageados com o troféu Líderes de Expressão


Revista Expressão

Durante o evento também foi lançada a edição 2025 da Revista Líderes de Expressão que trouxe entrevistas exclusivas com nomes como Fábio Feldmann, ex-deputado federal e pioneiro da agenda ambiental, e o deputado Marquito, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A publicação apresenta ainda o detalhamento dos 31 projetos vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia.

Revista Líderes Revista Líderes de Expressão exibiu na capa pintura do ambientalista e um dos fundadores da Apremavi, Wigold Schaffer


Apoiadores

O Prêmio Expressão de Ecologia foi viabilizado com o apoio de patrocinadores e parceiros institucionais que acreditam na força da sustentabilidade como vetor de competitividade, inovação e legado. Nesta edição, o evento teve como patrocinadores: Apremavi, Condor, CREA-SC, Engie, Febracis, Habitasul, Klabin, Sistema OCESC, Sanepar e Sicoob Central SC/RS.

O presidente da Habitasul e anfitrião do evento, Sérgio Ribas, destacou: “O homem vem ocupando a terra de forma desenfreada há 10 mil anos e, nos últimos 200 anos, com uma profundidade ainda maior, então há um desequilíbrio sistêmico que precisa ser enfrentado pela humanidade toda”.

Sérgio Ribas, presidente do Grupo Habitasul, fez um alerta sobre a eminência das mudanças climáticas


Cooperativismo sustentável

O cooperativismo esteve em evidência na premiação. A Aurora Coop conquistou seu décimo quinto Troféu Onda Verde. O Sicoob celebrou seus 40 anos de atuação e teve seu presidente, Rui Schneider, agraciado com o Troféu Líderes de Expressão. A FECOAGRO também recebeu o reconhecimento pelos 50 anos de história, enquanto seu diretor-executivo, Ivan Ramos, foi homenageado com o Troféu Líderes de Expressão. O Sistema OCESC marcou presença como patrocinador do evento, representado pelo superintendente do SESCOOP, Neivo Panho.

O Gerente Corporativo de Produtividade da Aurora Coop, Antonio Alexandre Wanzuit Jr., recebeu o troféu Onda Verde de Neivo Panho, superintendente do SESCOOP/SC



Fonte:
Editora Expressão

Fotos: Danilo Apoena / Fatima Damaceno

A Editora Expressão

Especializada na produção de livros históricos e comemorativos, a Editora Expressão possui o maior portfólio do país de obras culturais que transformam em legado a trajetória de empresas, entidades, organizações e cidades.


A editora nasceu, em 1990, para publicar a revista Expressão, que marcou época como veículo de economia voltado à região sul do país. Pioneira também na área de meio ambiente, criou o respeitado Prêmio Expressão de Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante do país no segmento empresarial.