No dia 31 de agosto, a Editora Expressão realizou a entrega do 30º Prêmio Expressão de Ecologia que, além de ser a premiação ambiental mais longeva do Brasil, é certificada pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante reconhecimento do país no segmento empresarial. Em 2024, 29 organizações públicas e privadas receberam o Troféu Onda Verde, entre elas algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo, como a Toyota, a Hyundai e a General Motors.
Na categoria “Conservação de água (setor automotivo)”, a Toyota foi a vencedora deste ano por desenvolver ações para a redução do consumo de água, especialmente, durante o processo de pintura que corresponde a mais de 80% do gasto de água de toda a cadeia produtiva. Por meio da otimização do processo e com o reuso, a empresa evitou o uso de aproximadamente 25 mil m³ de água no ano.
“Estamos extremamente felizes e honrados por receber nosso segundo Troféu Onda Verde no 30º Prêmio Expressão Ecologia. É gratificante ver que eventos como este não só disseminam conhecimento, mas também promovem a agenda ESG, cada vez mais estratégica para a competitividade dos negócios”, enfatiza Paulo Gomes, ESG, Comunicação e parceiras internacionais da Toyota do Brasil.
Ainda no setor automotivo, mas na categoria “Conservação de energia”, a Hyundai foi a campeã edição do Prêmio com iniciativa realizada na unidade de Piracicaba (SP). Para reduzir o consumo de gás natural, a empresa implantou projeto que consiste na instalação de um trocador de calor na chaminé do queimador com o intuito de reaproveitar a energia térmica lançada para aquecer água dos banhos dos processos de pintura. Com isso, a Hyundai conseguir diminuir em 80% o consumo de gás e emissões de CO2.
“Receber o Prêmio Expressão de Ecologia pela segunda vez é a confirmação que estamos retribuindo tudo aquilo que o meio ambiente fez por nós desde a concepção da nossa fábrica. É a reafirmação de que estamos seguindo com muita coragem e determinação para que todos os nossos compromissos voltados à agenda de sustentabilidade sejam cumpridos e, assim, possamos entregar soluções em mobilidade com ainda mais respeito e admiração pelo meio ambiente”, ressalta Davi Costa Marques, supervisor de Meio Ambiente da Hyundai.
A General Motors conquistou o Troféu Onda Verde na categoria “Resíduos sólidos (setor automotivo)” com o projeto “Redução no Descarte de Resíduos Sólidos no Processo de Pintura”, desenvolvido em São Caetano do Sul (SP). A meta da empresa é atingir 95% de reciclagem dos resíduos gerados nas operações produtivas até o ano de 2025, evitando o envio para coprocessamento ou recuperação energética, considerados os desafios atuais da Companhia.
O Prêmio
Durante a cerimônia também foi lançada a segunda edição da Revista Líderes de Expressão que traz um importante alerta sobre o impacto das mudanças climáticas, enfatizando ainda mais a importância da implementação de projetos que têm como foco a preservação ambiental. A publicação apresenta ainda um resumo dos projetos vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia, e entrevistas com lideranças empresariais, artigos e matérias inéditas sobre sustentabilidade e agenda ESG.
De forma inédita, o 30º Prêmio Expressão de Ecologia contou ainda com o Painel “A crise climática e o enfrentamento de seus impactos”, que teve a participação de representantes das organizações Nugali, Sicoob Central SC/RS, Portonave, Portobello, FIESP, Apremavi e Costao do Santinho Resort que compartilharam as iniciativas que as empresas estão promovendo com relação ao tema.
Realizado há três décadas, o Prêmio Expressão de Ecologia divulga e dissemina os esforços de empresas e organizações que criam iniciativas para diminuir os impactos da poluição no meio ambiente e contribuir para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da consciência ambiental. O concurso é aberto a empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs e entidades de classe com sede ou atuação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
O Prêmio Expressão de Ecologia é realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993, um ano após a Rio 92, a conferência da ONU que inaugurou uma era ambiental. Em 30 anos de existência, registra 3.390 projetos inscritos.
Fotos: Mafalda Press.