Com ESG inserido em sua cultura, Costao do Santinho recebe sele de sustentabilidade e amplia investimentos sem perder de foco a preocupação com a natureza
Não se trata de mero discurso empresarial ou para a comunidade. O Costao do Santinho, desde sua origem, criou uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), unidade de conservação de domínio privado, com o objetivo de conservar a biodiversidade em seu espaço. Cercado pela natureza, entre a Mata Atlântica preservada do Morro das Aranhas e a Praia do Santinho, em Florianópolis, o empreendimento tem o pilar ambiental como marca de nascença. “O ESG não surge, ele já nasce inserido na nossa cultura”, define o copresidente Leonardo Freitas.
É por isso que não surpreende o fato de o resort ter se tornado o primeiro estabelecimento do segmento de turismo e lazer a receber o Selo de Sustentabilidade 2030 Today, entregue pela AllPlan/SGS, certificadora líder mundial em sustentabilidade. Isso após a operação ser avaliada de acordo com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, plano global da ONU com metas para um mundo melhor.
Idealizadores do projeto e referências do empreendedorismo catarinense, Fernando Marcondes e sua esposa, Iolanda (falecida em 2020), difundiram desde os primórdios uma visão social e ambiental, incluindo o apoio às escolas locais e às associações de bairro e o incentivo à cultura, ao esporte e à educação. Um trabalho que deve ser consolidado com a construção da sede da Fundação Fernando Marcondes, prevista para ser finalizada ainda em 2024 para atender a comunidade do entorno.
“O ESG levou muitas empresas a se adaptar. No Costao há uma facilidade muito grande porque a gente nasceu inserido na proteção ambiental, na responsabilidade do tratamento de esgoto, na busca de práticas socioambientais e no uso de energia elétrica renovável”, diz Leonardo. O executivo revela os planos de um Caderno ESG para envelopar a série de iniciativas do resort, que só em 2023 totalizaram 293 ações, incluindo a visita de mais de 2.000 crianças à RPPN e a museus do Costão.
hóspedes por ano
de ocupação média anual
ações em 2023 associadas ao movimento ESG
O Costao já teve projetos premiados pelo Prêmio Expressão de Ecologia, produzido pela Editora Expressão, pelo Prêmio Fritz Müller, produzido pelo Instituto do Meio Ambiente de SC, e alcançou a neutralidade de carbono. Entre os compromissos assumidos para a certificação do Selo de Sustentabilidade 2030 Today estão: educação de qualidade, boa saúde e bem-estar, água limpa e saneamento, consumo e produção responsáveis, emprego digno e crescimento econômico, erradicação da pobreza, igualdade de gênero, vida debaixo d’água e vida sobre a terra, além de paz, justiça e instituições fortes.
Em índice de reputação on-line mensurado pelo ReviewPro, a presença do Costao é destaque, consolidado entre os três melhores resorts do Brasil. O copresidente explica que, diante da sazonalidade, a estratégia foi trabalhar com quatro focos: lazer, eventos, inverno e verão. Por ano, são cerca de 400 mil hóspedes, com uma ocupação média anual de 80% em um total de 600 apartamentos e 900 quartos.
Os bons resultados até agora não bastam para os gestores do empreendimento. “O Costao se reinventa a cada ano”, conta Leonardo, citando a aprovação de investimentos como a renovação de 70% dos apartamentos até o final de 2024 e obras como teatro, parque aquático e área infantil, além de uma aposta na gastronomia que demandou R$ 10 milhões. “Seremos um grande diferencial gastronômico. Estamos reformando o restaurante e fizemos uma central de produção de alimentos, eliminando desperdícios.”
Depois de dificuldades do setor hoteleiro na pandemia de covid-19, o Costao conseguiu encontrar novos caminhos rapidamente e já tem faturamento superior ao de 2019. Sem deixar, é claro, de valorizar o meio ambiente e “minimizar os impactos que a natureza nos cobra”. “Queremos que nossos clientes entendam nossa preocupação e sintam nossa obrigação”, diz o copresidente. “O Costao entende a importância que tem para o Brasil, para Florianópolis e para Santa Catarina”, completa.